2013-08-09

Para marcar o aniversário dos Jogos Olímpicos de Londres 2012, o Consulado-Geral Britânico no Rio promoveu uma manhã de atividades olímpicas para 450 alunos da Escola Municipal Londres, nesta sexta-feira, 9 de agosto. Workshops, vídeos e brincadeiras transmitiram aos alunos o espírito olímpico e o legado relativo à educação, esportes e cultura das Olimpíadas, com o objetivo de enriquecer a formação das crianças atendidas pela instituição.

A manhã de atividades, além de celebrar um ano desde Londres 2012, marca o encerramento da semana esportiva da Escola Municipal Londres, durante a qual os alunos trabalharam em sala de aula com a temática e os valores do esporte. Nesse dia, as crianças farão uma apresentação ao som do Tema da Vitória, participaram de workshops e montaram suas próprias tochas olímpicas.
Ao final da manhã, houve a escolha das três melhores tochas, e os alunos participaram de uma corrida de revezamento no entorno da escola. Estiveram presentes a cônsul-geral do Reino Unido no Rio de Janeiro, Paula Walsh, e representantes da Secretaria Municipal de Educação.

Inaugurada em 1965 pelo então Lord Mayor, Sir James Miller, a escola, batizada com o nome da capital inglesa, atende a crianças de 6 a 9 anos. Sua missão é o desenvolvimento humano e cidadão do aluno e, para isso, trabalha com o envolvimento das famílias em suas atividades pedagógicas.

Legado em Números

O governo britânico divulgou recentemente dois relatórios: o The Olympic and Paralympic legacy: Inspired by 2012 e o London 2012 Facts & Figures. No primeiro, são destacados os ganhos econômicos das Olimpíadas no Reino Unido: 9.9 bilhões de libras esterlinas, valor que supera o investimento de £9 bilhões de libras esterlinas para a realização dos jogos. Um relatório independente estima ainda que o benefício total de ter sediado os jogos pode chegar a 41 bilhões de libras esterlinas até 2020.

No segundo documento, London 2012 Facts & Figures, o legado dos jogos é detalhado em números específicos para áreas distintas. Resultados em transporte, turismo e empregos são os destaques. O investimento total em transporte, por exemplo, foi de £6.5 bilhões.

O aumento do turismo, com o estímulo dos jogos, foi sensível. A estimativa é de que a indústria gere 14 mil novos postos de emprego nos próximos três anos e que Londres receba 4 milhões de visitantes a mais até 2015. Já a preparação para os jogos foi fator decisivo para a redução de 1.2 pontos percentuais na taxa de desemprego de Londres no começo de 2012. Com a expertise dos jogos, a estimativa é de que serão geradas 17,900 novas vagas de trabalho por ano, entre 2012 e 2015.

Show more