O Windows Phone 8.1 melhora dramaticamente como a plataforma da Microsoft para Smartphones lida com as notificações do sistema e dos aplicativos. Agora, junto das atualizações dos Live Tiles e as Toas Notifications, o sistema inclui um novo gerenciador de notificações chamado Action Center (ou Central de Ações). Este é, junto da Cortana, o melhor recurso individual do Windows Phone 8.1.
Todos sabem que no passado que o Windows Phone não era apenas diferente que o iOS ou que o Android, mas era na realidade melhor. Isto é uma importante distinção. Ao invés de somente copiar como outros sistemas funcionam, como o Google fez com o Android, a Microsoft desenhou o Windows Phone para funcionar bem para as pessoas que na realidade usam o aparelho. A empresa agora expressa esse ponto de vista com o seu slogan sobre o Windows phone ser o Smartphone mais pessoal que existe.
Mas com o passar do tempo, poucas coisas mudaram. Primeiro, a maioria dos usuários de Smartphones usam cada vez menos plataformas distintas e únicas e esperam que as coisas funcionem de uma certa maneira. Então a mudança para a plataforma inovadora mas diferente que era o Windows Phone podia ser confusa. Além disso, a medida que o Windows Phone evoluía e se tornava mais capaz, algumas das maneiras de fazer as coisas não funcionavam tão bem.
Então a Microsoft está mudando o Windows Phone, algumas vezes de maneira dramática, na versão 8.1 do sistema. A Microsoft por exemplo mudou de maneira drástica como a integração com serviços como Facebook e Twitter, tirando elas do sistema e colocando em aplicativos que podem receber atualizações de maneira muito mais contante. Essa mudança responde a um questionamento chave sobre versões anteriores do Windows Phone, que esses serviços se atualizam de maneira muito rápida e a Microsoft não consegue atualizar o sistema para igualar as mudanças. Com isso a integração, um recurso tão interessante no Windows Phone originalmente, continuava a ficar defasado em termos de funcionalidades.
E ai vem as notificações, o assunto da dica de hoje.
Notificações são um outro exemplo de onde o Windows Phone, que mesmo com todas as suas inovações e diferenças, ficou para trás E estranhamente isso aconteceu porque a Microsoft repensou como notificações poderiam funcionar quando plataformas rivais ofereciam apenas ícones estupidos (iOS) ou ícones estupidos e um punhado de Widgets (Android). O Windows Phone usa Live Tiles redimensionáveis que podem mostrar o que está acontecendo sem precisar que você entre e saia dos aplicativos o dia todo. Você poderia simplesmente olhar para a tela. Era um bom distema, por um tempo. Mas como muitos usuários instalam toneladas de aplicativos, o sistema dos Live Tiles não estava se saindo muito bem e algo devia mudar.
O Android e o iOS evoluíram para incluir gerenciadores de notificações que canalizaram as notificações de aplicativos e do sistema em um único lugar. E ambos funcionavam de maneira similar: Você desliza do topo da tela para revelar um painel contendo uma variedade de configurações rápidas (Modo Avião, WiFi, Rotação da tela e por ai vai), configurações globais, (brilho e volume), e notificações do sistema e de aplicativos como aplicativos atualizados recentemente, novas mensagens recebidas, lembretes de agenda e por ai vai.
Com o Windows Phone 8.1, a Microsoft finalmente adicionou um gerenciador de notificações para a sua plataforma de Smartphones. Chamado de Action Center, ela parece muito similar com plataformas rivais, o que alguns citam como evidencia de que o Windows Phone foi passado para trás por seus rivais. Eu não vejo assim. O Windows Phone era (e ainda é) superior ao Android e ao iOS em pontos chaves, e seus Live Tiles em particular são um diferenciador chave. O Action Center é necessário por que o Windows Phone e seu ecossistema de aplicativos amadureceu muito rapidamente. A aproximadamente um ano, a maioria das pessoas poderia ver os Live Tiles para todos os seus aplicativos importantes na sua tela iniciar, sem a necessidade de rolar a tela. Hoje isso não é possível.
Fazer o Action Center parecer e funcionar como os gerenciadores de notificação em outras plataformas faz muito mais sentido para a Microsoft e fazia para a Apple quando, err…, a Apple pegou esse recurso emprestado do Android. Isto é agora a maneira que se está acostumado a fazer as coisas e ter esse recurso no Windows Phone vai facilitar a transição para aqueles vindo para a plataforma do Android e do iOS.
Como tal, o Action Center, deve ser manuseado da mesma maneira que é em outras plataformas. Você desliza o dedo do topo da tela. Por padrão isso funciona em qualquer lugar no Windows Phone, incluindo a tela de travamento. (Você pode desabilitar isso se desejar).
O Action Center também tem uma segunda visualização. Enquanto você pode deslizar todo até em baixo para a visualização padrão, você pode também deslizar e parar no meio do caminho para visualizar apenas os botões de Acões Rápidas no topo.
Assim como qualquer um que tenha utilizado um gerenciador de notificações no Android o no iOS pode dizer, esse recurso é muito util. No Windows Phone 8.1 o Action Center provê as seguintes funcionalidades:
Informação de status detalhadas
É um pouco sutil mas quando você olha abaixo da barra de status quando o Action Center está aberto você pode ver informações adicionais sobre cada item. A rede celular que está conectado, o tipo de conexão (3G ou 4G) a porcentagem da bateria, a data e por ai vai.
Acesso rápido a configurações chave do sistema.
Você pode acessar configurações importantes. WiFi, Bluetooth, Modo Avião, Bloquear Rotação da Tela vêm como opções padrão, sem ter que localizar elas nas configurações. Já que essas configurações você precisa acessar com frequência isto é de fato uma conveniência, e se você tiver um aparelho Windows Phone com uma tela grande como o Lumia 1320 e 1520 por exemplo, você pode configurar 5 ao invés de 4 ações. Brilho da tela é a configuração padrão da quinta opção.
Acesso rápido a todas as configurações
Muitos colocam um Tile para as configurações a tela iniciar simplesmente por que a maioria sempre precisa alterar algo nas configurações, mas agora isso não é preciso. É só tocar no link de “Todas as Configurações”, logo abaixo dos botões de configuração rápida, para ter acesso a todas as configurações de qualquer lugar no seu Windows Phone.
Notificação de aplicativos com acesso por item individual
Qualquer aplicativo pode mostrar notificações na lista de notificações que aparece no Action Center. Novo Email, atualizações do Facebook, compromissos pendentes e mais vão aparecer na lista. Para pular diretamente para aquele item em particular no aplicativo correspondente é só tocar no item. Agora você pode ir direto para uma mensagem de texto em particular por exemplo, e não somente para o aplicativo de mensagens (como aconteceria se fosse tocando no Live Tile).
Notificação para aplicativos que estão ocultos ou não disponíveis na tela iniciar
É um problema não tão obvio que piorou com a proliferação de aplicativos no Windows Phone é que não é possível ver todas as notificações baseadas em Live Tiles em uma única tela iniciar. Você talvez terá Tiles que se encontram abaixo da base da tela, ou aplicativos que não estão fixadas na tela iniciar. Em todo caso não era possível ver notificações desses aplicativos, mas agora com o Windows Phone 8.1 você pode. Elas estão no Action Center.
Notificações de atualização de aplicativos
No Windows Phone 8.1 novas atualizações de aplicativos são instaladas por padrão, então o aplicativo da loja provê notificações para cada dessas atualizações, então você pode ver o que mudou; Se você tocar nesse link será direcionado para o histórico de atualização de aplicativos na Loja. Toque no item para ver o aplicativo na loja.
Conclusão de notificação
No Action Center você pode deslizar qualquer notificação para a direita para marcar ela como completa. Esse gesto remove a notificação do Action Center, mas também remove a notificação do Live Tile do aplicativo. Marcar itens como completados é por aplicativo e não por item, ou seja, faça o gesto em um email e limpe todas as notificações de email de uma só vez.
Limpar Tudo
Você pode também rapidamente limpar todas as notificações e remover elas da lista de notificações apenas clicando no item Limpar Tudo abaixo os botões de ações rápidas.
Configurar o Action Center
Você pode configurar uma gama de recursos relacionados ao Action Center. Vá para as Configurações > Notificações + Central de Ação para determinar quais botões de ações rápidas aparecem, se você quer que o Action Center funcione na tela de bloqueio e para configurar que tipo de notificação cada aplicativo instalado pode mostrar no Windows Phone 8.1 e inclusive determinar qual som cada notificação deve tocar.
Seja como você escolha olhar para o Action Center de maneira cínica (como um recurso que devia ser adicionado a muito tempo) ou de maneira apreciativa não é o ponto. O que importa é que o Action Center está aqui e funciona mutio bem. E é um dos melhores recursos no Windows Phone 8.1
O post Windows Phone 8.1: Action Center (Central de Acões) apareceu primeiro em vNext.