2014-03-07



Com a compra do whatsapp pelo Facebook, muitos decidiram abandonar o serviço por alguns motivos, que incluem: medo de ver seus dados serem usados para fins comerciais e publicitários, ver a startup ligada a uma grande corporação evil do mal, sem contar as duas grandes quedas no serviço que ocorreram após o Markinho ter comprado. Sinceramente, não acredito que teremos mudanças tão grandes no Zap Zap
(por favor, não o chame assim)
 agora, mas é bom não dependermos exclusivamente de apenas um serviço, concorda?

Uma opção que despontou nas últimas semanas que vai em uma contramão dessa ideia é o Telegram. Criado por desenvolvedores russos, ele tem por objetivo ser seguro, independente e totalmente gratuito. Sua maior diferença para o WhatsApp é que ele é totalmente encriptografado, garantindo que ninguém tem acesso aos seus dados. A confiança dos caras é tão grande, que eles ofereceram U$ 200 mil para quem conseguir quebrar o seu protocolo de segurança.

Segundo os desenvolvedores, vender o serviço está fora de cogitação. Incluir anúncios? Nem pensar! Aí você pode me perguntar, como o serviço arrecada grana pra se manter? Um cara chamado Pavel Durov, que compartilha da mesma visão da equipe do Telegram, fez uma generosa doação, através de seu fundo Digital Fortress. Se um dia a grana acabar, eles vão pedir uma graninha pra você. Mas será tipo o tio lá da Wikipedia, não será obrigatório e você poderá doar a quantia que quiser.

Além disso, os criadores focam na comunidade open source, fornecendo a API para qualquer um que queira criar apps para o serviço, além de oferecer seus aplicativos oficiais. Assim como no WhatsApp, Viber e afins, sua conta no Telegram é baseada no seu número de celular, e nele é possivelmente enviar texto, fotos, vídeos e arquivos para seus contatos ou grupos de amigos. Ele ainda possui uma ferramenta similar ao Snapchat, que destrói uma mensagem enviada após um tempo personalizável.

Todas estas promessas arrebanharam vários usuários. Segundo o Twitter oficial do Telegram, 1.8 milhões de usuários aderiram ao serviço em 22 de fevereiro. Já no dia 24 do mesmo mês, 4 milhões de pessoas fizeram seu cadastro, o que tornou o serviço lento para vários usuários.

Infelizmente ainda não existe versão oficial do Telegram para Windows Phone, mas já existem dezenas de aplicativos na Windows Phone Store para o serviço. No site do Telegram constam 7 aplicativos certificados para o WP. Mas, como bem sabemos, existe uma quantidade considerável de aplicativos inúteis e mal acabados na lojinha. E como ex-usuário de android e atual usuário de iOS e WP posso afirmar: isto não é exclusividade de um sistema específico. Mas isto é assunto pra outro artigo.

Todos os aplicativos presentes na loja estão em fase pré-alpha, alpha ou beta, o que significa que ainda não foram finalizados.

Testei dois aplicativos que estão em fase mais avançada, que são o Ngram Beta e Migram Beta.

Ambos tem uma interface que você pode chamar de minimalista ou simples. Para ser mais claro, vamos pra um exemplo mais concreto: pegue o WhatsApp, retire alguns detalhes visuais mínimos que existem lá, e você terá a interface de ambos os apps. Um ponto ao favor do Telegram é que você pode colocar imagens no background do app, o que deve aparecer na próxima atualização do WhatsApp do Windows Phone. Um ponto contra, não existe recurso de envio de mensagens de áudio. Fuén!

Mas se você tem dúvidas da interface, confira algumas imagens dos aplicativos retirada da loja de aplicativos.

Migram beta



Ngram Beta

 

Nos meus testes, notei que o Migram é levemente mais rápido que o Ngram, mas sinceramente, nada que faça com que um ou outro seja melhor ou pior que o outro. Na Windows Phone Store, o Migram tem aproximadamente 3 vezes mais avaliações que o Ngram, porém ambos tem a mesma pontuação, quatro estrelinhas.

Ainda existe uma aplicativo não-oficial para desktop, com versões para Windows e OS X, que apesar de simples, funciona muito bem.

Utilizei o serviço no meu iPad, Windows Phone e PC. A medida que mandava e recebia as mensagens, elas era atualizadas ao mesmo tempo em todos os navegadores. Pra um serviço tão novo, isto é um grande feito. Pra ter ideia, o Skype está implementando esta funcionalidade agora.

Mas apesar dos milhões de usuários que já utilizam o serviço, pelo menos em meu círculo de amigos, pouquíssimas pessoas o utilizam. Enquanto tenho cerca de 200 contatos no WhatsApp, no Telegram, apenas 5 amiguinhos estão presentes.

Enfim, fiquei bem entusiasmado com o Telegram. Mas no estágio atual, é difícil ele decolar. Mas com mais funcionalidades e estabilidade, o reconhecimento virá, e ele poderá deixar de ser um serviço de early adopters para tomar o público geral. Eu torço que sim!

Mas e você, já baixou, pretende usar? Compartilhe com a gente sua opinião aqui nos comentários!

O post Telegram, a nova aposta dos aplicativos de mensagem para celulares apareceu primeiro em vNext.

Você pode gostar também:

Instagram para Windows Phone pode chegar em até duas semanas junto de outros aplicativos

Aplicativo da semana: MyAppFree para Windows Phone. Baixe aplicativos pagos de graça no seu Windows Phone

Facebook pede para a Microsoft remover os aplicativos clones na Windows Phone Store

Aplicativos não oficiais do Facebook são removidos da Windows Phone Store

Samsung lança nova UI para Android que copia o Windows 8

Show more