2013-12-16



A tendência número um no mundo dos Smarphones é resumida por uma palavra: Grande. Hoje todos querem tudo grande, o quanto maior, mais chamar a atenção, melhor para os consumidores. Bom posso estar generalizando um pouco demais, afinal pessoas como eu mesmo não são fãs de Smartphones muito grandes, mas a tendência de deixar os aparelhos cada vez maiores está aqui e pra ficar. Até mesmo a Apple não conseguiu resistir. Com o Steve Jobs tendo dito quando ainda estava vivo que o tamanho ideal para a tela de um Smartphone era 3,5 polegadas e depois que ele se foi a Apple se apressou em lançar o iPhone 5 com uma tela de 4 polegadas. O Nokia Lumia 625 é o início da Nokia buscando aparelhos de tela grande e excelente Design no Windows Phone. E devo dizer que a empresa me surpreendeu, entregando um aparelho bom, bonito e confortável, mesmo com uma tela grande.

Design

O ponto forte da linha Lumia da Nokia é sem a menor sombra de dúvidas o seu design e o Nokia Lumia 625 não foge do padrão. É um aparelho com um design lindo, relativamente leve, com uma tela gigante e que parece ser Unibody mesmo não sendo. E esse detalhe foi uma bela surpresa ao abrir o aparelho para fora de sua caixa. Eu sabia que não era um aparelho Unibody mas durante alguns segundos foi difícil identificar como abrir a tampa daquele dispositivo para colocar a Bateria e o meu Chip. E após abrir a tampa do aparelho outra surpresa, descobri que a bateria do aparelho, apesar de ficar claramente visível, não é substituível, pelo menos não de maneira simples sem o auxílio de uma assistência técnica autorizada.



Mas o que chama a atenção mesmo no Nokia Lumia 625 é a sua tela, vamos falar um pouco mais da qualidade dela daqui a pouco no Review, agora vou focar é no seu tamanho e o que isso implica no Design do aparelho. Obviamente que com uma tela de 4,7 polegadas o Nokia Lumia 625 não tinha como ser um aparelho pequeno, mas a Nokia conseguiu, em minha opinião, deixar um aparelho que tinha tudo para ser grande e tijoludo, pequeno e gostoso de se manusear. O Nokia Lumia 625 é leve, principalmente se comparado com o Nokia Lumia 920, que tem uma tela ligeiramente menor (de 4,5 polegadas) e relativamente fino. O aparelho podia ser um pouco menor se a Nokia economizasse um pouco nas bordas. A empresa até agora mostrou ter um certo gosto por bordas um pouco maiores do que as apresentadas pela concorrência, obviamente que deve ter um motivo técnico para isso, mas mesmo com esse pequeno defeito o aparelho consegue ser pequeno nas minhas mãos, mesmo sendo grande.



Já comentei aqui antes, mas eu sou uma pessoa com mãos pequenas, e poder utilizar de um aparelho tão grande de maneira confortável é muito bom, me faz repensar se o tamanho ideal de Smartphones para mim é mesmo com no máximo 4 polegadas de tela. Independente disso é fato que o Design do Nokia Lumia 625 é muito bom, não canso de dizer, leve e gostoso de se segurar, vai agradar até pessoas com mãos menores.

Hardware

O Nokia Lumia 625 não é o aparelho com melhor hardware possível no mundo, na realidade ele é um equipamento relativamente básico nos dias de hoje. Tem sim um processador Dual Core, mas de apenas 1,2 Ghz, com 512 MB de RAM e míseros 8GB de armazenamento. Mas quem conhece o Windows Phone desde a versão 7 sabe que isso não é nem de longe um problema. O Windows Phone é um sistema operacional fantástico nesse sentido. Ele roda de maneira maravilhosa tanto em aparelhos mais básicos quanto em aparelhos com Hardwares mais poderosos.

A única coisa que atrapalha muito e poderia ser melhor no Nokia Lumia 625 é o armazenamento interno. Os 8 GB de armazenamento é muito pouco e como os aplicativos não podem ser instalados no cartão de memória MicroSD essa limitação do Hardware impede de se utilizar melhor os aplicativos da Windows Phone Store. Um exemplo, eu tinha acabado de receber o aparelho e após instalar alguns aplicativos eu quis instalar o Asphalt 8 que havia saído a pouco tempo na Windows Phone Store, coisa que não consegui até hoje. O armazenamento diminuto do aparelho me impediu, mesmo tendo livre mais que o total utilizado pelo Asphalt 8 o Windows Phone não deixou eu instalar o jogo dizendo que eu não tinha espaço o suficiente. O motivo disso já sabemos, que é preciso mais que o dobro do tamanho de um jogo ou aplicativo livre na hora de instalar para o Windows Phone fazer a extração dos arquivos, mas para o usuário comum esse motivo não é uma desculpa e sim um defeito que deve ser consertado.

Outras omissões no Hardware do Nokia Lumia 625 é a falta do NFC (que não dá pra entender com um aparelho desse tamanho) e do suporte ao carregamento sem fios. Mas positivamente o aparelho já vem equipado de fábrica com o Bluetooth 4.0 que suporta o estado de baixo consumo de energia. Isso pesa muito se você, assim como eu, deixa o bluetooth ligado 100% do tempo, pois o consumo de bateria é muito menor. O Nokia Lumia 625 também vem equipado de fábrica com acesso a redes 4G LTE. Tudo bem, no Brasil isso não significa muito ainda, pois a quantidade de cidades com 4G ainda é mínima e o preço absurdo, mas para quem está em cidades grandes como São Paulo, Rio e Belo Horizonte (por exemplo) vai poder utilizar a tecnologia de internet móvel mais rápida que existe, mas lembre-se de usar com cuidado para não estourar seu orçamento e nem sua bateria.

Tela

Como eu disse anteriormente o destaque do Nokia Lumia 625 é a sua tela, tanto em tamanho quanto em qualidade. Toda vez que eu mostrava o aparelho para alguém a primeira reação que eu ouvia era: “Nossa, essa tela é muito boa” ou reações similares. Essas reações eram vindas de pessoas sem conhecimento técnico para dizer que o Nokia Lumia 625 tem uma tela de 4,7″ mas com uma resolução de apenas 480×800 pixels. Para nós fãs de tecnologia essa resolução em uma tela desse tamanho é um pouco problemática, pois os pixels começam a ficar cada vez mais visíveis. Mas isso não impediu o efeito WOW do consumidor comum ao ver a tela do aparelho e tenho certeza que é isso que a Nokia tinha em mente.

Eu sou declaradamente um fã de telas AMOLED, eu acho que as cores são muito mais vivas em telas AMOLED o que deixa ela mais atraente, mas por outro lado tem pessoas que preferem telas em LCD, pois acham que a reprodução de cores é mais fiel ao mundo real. Quem gosta de telas LCD vai ficar super satisfeito com a tela do Nokia Lumia 625. Ela é muito melhor que o visto nos Nokia Lumia 620 e 520, com um efeito de vazamento de branco muito menor (defeito comum em telas LCD), o que deixa o preto mais preto e as cores um pouco mais intensas. Mas quem curte telas AMOLED ainda vão sentir falta das cores mais vivas. O que quero dizer que a tela é boa, muito boa, mas que poderia ter as cores um pouco mais vivas, pelo menos em minha opinião.

Durante os meus testes o aparelho de Review mandado pela Nokia apresentou dois pequenos defeitos constantes, vou falar um defeito mais para frente no Review, mas com relação a tela aparentemente um dos LEDs que iluminam a tela, mais precisamente o que fica na parte inferior direita da tela, estava com defeito. Em ambientes mais escuros ficava nítido que aquele pedaço da tela estava mais escura que o resto. Sei que com certeza esse defeito é individual do aparelho que estou testando, talvez até de um lote de aparelhos, mas nunca seria um defeito generalizado que comprometesse a qualidade do modelo.

Som e Qualidade de ligação

Uma coisa que eu insisto bastante em meus Reviews é sobre a qualidade de ligação. Sei que hoje em dia muita gente utiliza seus Smartphones para usar internet e aplicativos de bate papo como o WhatsApp, mas eu efetivamente utilizo muito meus telefones para fazer o que eles devem fazer melhor, ligações. E nesse quesito não posso reclamar muito do Nokia Lumia 625, na realidade ele se apresentou muito bem como um telefone. Não tive problemas com quedas de sinal nem nada do tipo, pelo menos não por responsabilidade do aparelho. A qualidade de ligação também é muito boa, com a voz da pessoa no outro lado da linha chegando muito clara.

Em termos de som o problema fica por conta do auto falante. O auto falante do Nokia Lumia 625 é ridiculamente baixo, muita das vezes eu não ouvia o telefone tocar dentro do meu bolso, mesmo estando em volume máximo. Para se ter uma ideia eu cheguei a perder o horário 2 vezes pela manhã pois o despertador tocou tão baixo que eu não ouvi e continuei dormindo. Outro defeito apresentado pelo Nokia Lumia 625 em meus testes foi o sensor de proximidade. Eu acho que, assim como o defeito da tela, esse era apenas algo pontual no aparelho que eu estava testando, mas após duas ou três ligações o sensor de proximidade do aparelho parava de funcionar e direto eu me via tocando o aparelho com a orelha enquanto falava com alguém no telefone. Precisava reiniciar o aparelho para depois de duas ou três ligações ter o problema novamente. Espero que isso não seja algo comum desse modelo.

O Lumia 625 conta com áudio Dolby e equalização de volume embutido. Basta plugar um fone de ouvidos e ajustar da melhor maneira que te atenda. Isso é um recurso fantástico, e utilizar o excelente e novíssimo Nokia Mix Radio com o Nokia Lumia 625 foi um prazer, mas isso quando um fone de ouvido de qualidade é utilizado, pois o que vem com o aparelho não é lá grandes coisas, mas vou falar disso um pouco mais a frente. Não digo que o Nokia Lumia 625 é um ótimo aparelho para ser utilizado como um Mídia Player pois sua falta de espaço de armazenamento para vídeos e músicas é um problema, mas para quem não se importa em comprar um cartão de memória para seu aparelho o Nokia Lumia 625 é um bom aparelho para suas necessidades multimídia.

Câmera

A Nokia é conhecida por fazer aparelhos celulares com Câmeras de ótima qualidade. O Nokia Lumia 625 não é o melhor smartphone em termos de câmera, mas também não é o pior. Na realidade a câmera traseira do aparelho é muito boa. Uma câmera de 5 Megapixels, a mesma existente no Nokia Lumia 620 e 520, com um flash de LED. Em ambientes com boa iluminação as fotos são muito boas, atendendo a necessidade da maioria das pessoas.

Os problemas da câmera surgem quando é preciso tirar fotos com flash ou fotos em ambiente de pouca iluminação, onde é possível se ver muito mais ruído nas imagens. É uma câmera que vai atender a maioria das pessoas mas não vai surpreender ninguém por sua qualidade assustadora. Mas como muitos de vocês vão utilizar ela para tirar fotos e postar no Instagram isso não vai fazer muita diferença não é mesmo?

Já a câmera frontal do Nokia Lumia 625 é uma outra história. Eu não sei nem bem como descrever a qualidade dela sem ser ofensivo. É muito ruim, mas muito mesmo, logicamente que por ter uma resolução apenas VGA, mas nos dias de hoje ver uma imagem com essa baixa qualidade é algo que incomoda e muito. É melhor ter essa câmera ruim do que não ter nenhuma eu sei, mas será que ficaria tão caro para a Nokia colocar uma câmera frontal de pelo menos 1,2 Megapixels? Utilizar o Skype com essa câmera frontal do Nokia Lumia 625 chega a dar vergonha. Esse é o ponto mais fraco do aparelho em minha opinião. Se câmera frontal para você é algo importante então escolha outro aparelho, pois a do Nokia Lumia 625 é praticamente inútil.

Bateria

Bateria que dure muito, é um dos pedidos principais dos consumidores hoje. E o Nokia Lumia 625 entrega uma bateria tão boa que chega a ser ridículo. Por ser um aparelho muito maior, ele tem mais espaço para colocar uma bateria grande. Ele vem equipado com uma bateria de 2000 mAh que em meus testes de uso normal durou praticamente 2 dias inteiros, não dois dias de trabalho (8 horas), mas dois dias inteiros mesmo (48 horas) no meu uso normal. O meu uso normal é ligar bastante, mais de 2 horas de ligação por dia, um pouco de navegação Web, um pouco de música, 1 a 2 horas por dia, jogando um pouco e muitos e-mails.

Como sempre digo, eu não deixo o 3G do meu aparelho ligado o tempo todo, só ligo quando realmente preciso, mas o WiFi e o Bluetooth ficam ligados o tempo todo. Com certeza que quem utilizar esse aparelho tanto com o 3G quanto o 4G ligados o tempo todo não vão experimentar o mesmo tempo de vida da bateria que eu tive. Mas definitivamente o Nokia Lumia 625 foi o aparelho com Windows Phone com melhor duração de bateria que eu já utilizei até hoje.

Software

O Windows Phone está percorrendo um longo caminho de melhorar sua loja de aplicativos, e com certeza os últimos meses tem sido fundamentais para isso com a chegada de aplicativos como Instagram e Vine, além de alguns outros muito importantes. Mas no Review focamos mais no que a Nokia tem a oferecer que outros aparelhos com Windows Phone não conseguiriam e eu digo que o Ecossistema de aplicativos da Nokia sobre o Windows Phone está cada vez melhor.

O Here Drive, antigo Nokia Drive, é um dos melhores aplicativos de navegação GPS curva a curva que eu já utilizei. Ele tem de tudo, só falta mesmo a possibilidade de você adicionar seus próprios POIs. Ele, em conjunto do Here Maps, formam o único ecossistema de aplicativos de localização e mapas que pode competir com o Google Maps de igual para igual. É impressionante a qualidade dos mapas, a quantidade de ruas, tudo com nomes e navegação por voz em português, além de informações de transito em tempo real. E olha que hoje moro em uma cidade do interior, onde esse tipo de informação não é tão grande.

Mas para mim a melhor coisa que a Nokia fez em termos de aplicativos foi ter transformado o Nokia Music em Nokia Mix Radio. O aplicativo é lindo, muito bom de usar, com várias opções de “rádios” para se assinar e inclusive ouvir off-line. Mas o melhor do Nokia Mix Radio é o recurso “O que eu Gosto”. Você coloca no aplicativo uma lista de artistas favoritos e ele se encarrega de fazer de maneira automática uma lista de músicas que te interessam. E eu fiquei impressionado com a qualidade da lista gerada, no meu caso bateu certinho com meu gosto musical. Estou quase abandonando o Xbox Musica para ficar 100% com o Nokia Mix Radio.

Acessórios

Estou ficando cansado de me repetir nos Reviews dos aparelhos mais básicos da Nokia com Windows Phone quando o assunto são os acessórios. A Nokia continua a economizar ao máximo, entregando acessórios de baixíssima qualidade e acabamento duvidoso aos seus usuários. Sim os acessórios que vêm com o Nokia Lumia 625 são assim ruins a esse ponto.

Quem viu meus reviews do Nokia Lumia 620 e do Lumia 520 vai reconhecer os acessórios, afinal eles são exatamente os mesmos. O Micro cabo USB (não confunda com cabo Micro USB) continua ali. Se você tem um computador desktop que fica no chão, conectar seu telefone ao computador via esse cabo é impossível. Sim eu sei que o Windows Phone 8 faz praticamente tudo sem precisar conectar um cabo, mas quando você precisar vai estar muito mal servido.

O fone de ouvido também eu já estou cansado de reclamar. A qualidade de áudio é ridícula, a ergonomia é péssima e a falta de um botão de comando é inaceitável, isso sem falar na fragilidade dos fios que são utilizados no acessório. É sim o mesmo fone de ouvidos que é vendido com o Nokia Lumia 620 e com o 520 e apesar de ser um ponto positivo o aparelho vir com um fone, coisa que nos EUA não acontece, não posso deixar de falar o quanto esse fone é ruim.

Mas assim como no Nokia Lumia 520 existe um ponto positivo. O carregador do aparelho tem seu próprio cabo, até por que se dependesse do cabo USB que vêm na caixa ia ser praticamente impossível carregar esse aparelho. Então 1 ponto a favor da Nokia em termos de acessórios mas são 2 pontos fortíssimos contra.

Conclusão

Nesses poucos anos que escrevo aqui no vNext eu acho que nunca fiquei tão positivamente surpreso ao testar algum dispositivo como eu fiquei testando o Nokia Lumia 625. Para mim é um aparelho tão bom, mas tão bom, que eu estou pensando seriamente em comprar um para ser meu dispositivo de uso do Dia a Dia. O Nokia Lumia 625 é um smartphone excelente. Tem um ótimo design, super confortável, gostoso de se segurar e utilizar, mesmo para quem tem mãos pequenas. A sua tela de 4,7 polegadas é excelente, tem alguns defeitos devido a sua baixa resolução, mas nada que comprometa.

Algumas limitações de hardware existem, afinal o Nokia Lumia 625 é um aparelho de custo relativamente baixo, mas nenhuma das limitações do Hardware do aparelho comprometem sua qualidade de uso no dia a dia da maioria das pessoas. O único problema é que com o passar do tempo aparelhos mais poderosos como o Nokia Lumia 920 já chegam a ser mais baratos que o Nokia Lumia 625. A diferença no tamanho da tela é pequena, apenas 0,2″, mas a diferença no peso é gigante. Mas para pegar um aparelho melhor, mais barato só que um pouco mais pesado, qual decisão vocês tomariam?

De qualquer maneira esse é o primeiro passo a caminho do grande feito pela Nokia, e um ótimo primeiro passo. O próximo passo é o Nokia Lumia 1520, mas enquanto ele não chega eu digo que o Nokia Lumia 625 atende e com louvor as propostas ao qual ele se propõe.

Gostou? Compre seu Nokia Lumia 625 clicando nos Links:

Nokia Lumia 625 Preto: No Ricado Eletro por R$ 967,12 a vista ou em 12x com juros

Nokia Lumia 625 Branco: No Ricado Eletro por R$ 967,12 a vista ou em 12x com juros

O post Review: Nokia Lumia 625. Windows Phone 8 de tela grande e preço acessível apareceu primeiro em vNext.

Show more