Você se considera um bom escritor? Quando publica artigos em seu blog, envia emails ou faz qualquer coisa que exija comunicação escrita, sente-se confortável com a forma com que escreve e conversa com seu leitor?
Essas perguntas nunca foram tão importantes. Em meio a artigos, mensagens de texto, emails e livros digitais, está cada vez mais difícil dizer que escrevemos bem, principalmente porque na maior parte do tempo abreviamos as palavras para nos comunicar mais rapidamente.
Se você possui seu próprio site, faz campanhas de email marketing ou se comunica com uma grande quantidade de pessoas, é imprescindível ter uma boa escrita para causar aquela primeira impressão positiva. É claro que você não precisa ser um perito em língua portuguesa, mas formar frases claras é muito bom para seu negócio (não importa o que você faz, a escrita é sempre importante).
Cheguei a esse assunto depois de lembrar como foi difícil, lá em 2009, aprender a escrever decentemente. Cada artigo que eu criava era um total desastre, pois ninguém entendia nada do que eu falava. Sofri durante mais de um ano para entender que a escrita só evolui com a prática, e a prática só vem quando vemos a importância daquilo que queremos. No meu caso, queria muito escrever melhor porque me sentia mal por não conseguir expressar minhas ideias.
Mas, para quê escrever bem?
Pode ser que você ganhe milhões de reais por mês sendo uma pessoa que não sabe escrever. Isso é realmente muito bacana, pois não dependemos da escrita para ganhar dinheiro, mas de nosso esforço, de técnicas e principalmente da maneira como nos relacionamos com os outros. Porém, é muito esquisito ver uma pessoa de sucesso (supõe-se que tem uma mente aberta), não se preocupar com a maneira como escreve.
É difícil visualizar Anthony Robbins, Tim Ferriss ou Robert Kiyosaki acomodados com uma coisa tão simples quanto a escrita. É até esquisito dizer isso, mas se não fosse a boa escrita eles não seriam tão conhecidos quanto são atualmente, pois foi através de seus livros que eles se tornaram famosos mundialmente (quem nunca ouviu falar de “Pai Rico, Pai Pobre”, “Trabalhe 4 Horas por Semana” ou “Poder sem Limites”?)
Você pode adorar assistir a vídeos, participar de eventos presenciais ou acompanhar um bom curso em áudio, mas uma das melhores maneiras de se comunicar ainda é através da escrita.
Como melhorar?
Antes de seguir com esse artigo, quero te fazer duas perguntas. Se a sua resposta for sim para qualquer uma delas, não precisa continuar lendo esse artigo. Se a sua resposta for não, leia até o final, ok?
Uma coisa é fato: o leitor gosta de linguagem clara e simples. Na sua opinião, isso significa que ele não está nem aí para a concordância e para a correta acentuação de palavras? ( ) Sim, eu acho ( ) Não, eu não acho
Você acha que os leitores não ligam se você enviar um email dizendo: “Quero agradece a você por está aqui comigo. É um grande praser poder conta com sua presença em minha lista.”? ( ) Sim, eu acho ( ) Não, eu não acho
O que eu quero dizer é que mesmo que você ganhe muito dinheiro agora, pode ser que não seja reconhecido pelo simples fato de não conseguir montar uma frase de impacto.
A parte boa de você estar lendo esse artigo é que vou listar algumas coisas que inegavelmente vão ajudar no seu desenvolvimento, como escritor.
1. Leia mais
É impossível escrever bem se você não estiver familiarizado com seu próprio idioma. Procure escritores que você admira, em áreas de seu interesse, e devore seus livros. Mesmo que exista a opção de áudio ou vídeo, não deixe de ler.
Stephen King, um dos mais notáveis escritores americanos, autor de mais de 100 livros, certa vez disse: “se você não tem tempo para ler, você não tem tempo ou ferramentas disponíveis para escrever”.
2. Ouça músicas
Nem toda música é criada da mesma maneira e com o mesmo propósito. Algumas músicas fazem você dançar, outras te fazem chorar e outras te animam para escrever.
Um dos melhores artigos da minha vida surgiu depois de eu ouvir uma música.
Monte uma playlist com suas músicas preferidas, inspire-se e vá escrever. Isso dá muito resultado.
3. Conheça seu público
Gastamos muito tempo pensando em escrever coisas de outro mundo e esquecemos que quem está lendo é aqui da Terra. São pessoas reais que gostam de ler fatos reais escritos por pessoas reais.
É péssimo ser repetitivo, visto que já falei disso várias vezes aqui na ED, mas quanto mais simples é a comunicação, melhores são os resultados, desde que seja feita com o mínimo de conhecimento das regras do idioma.
4. Faça pesquisas
É extremamente chato parar de escrever, e correr o risco de perder a ideia, só para pesquisar se uma frase foi montada corretamente, se uma palavra está certa ou se existe uma maneira diferente de escrever. Porém, é uma das melhores maneiras de aumentar o vocabulário e melhorar a escrita.
5. Tornar mais simples
Quando algo pode ser lido sem esforço, significa que alguém sofreu bastante para escrever.
Escrever de qualquer maneira é muito fácil. Mas, ler, reler e procurar a maneira mais fácil de se fazer entender é algo que poucas pessoas fazem.
Os melhores livros são aqueles cuja leitura é simples e flui naturalmente. Os autores desses livros com certeza têm um senso critico muito bom para retirar frases desnecessárias, trocar palavras, dar mais exemplos e procurar sempre fazer com que o leitor entenda o que eles querem falar.
Procure ser bastante crítico com seus textos. Você precisa entendê-los melhor do que qualquer pessoa. Se o texto está difícil de ler é porque ainda não está bom o suficiente.
6. Escrever com confiança
Quer fazer com que as pessoas sintam necessidade de ler seus artigos ou emails? Escreva com confiança!
Seus leitores já o conhecem e querem acompanhar seu trabalho, então seja direto, apaixonante e entusiasmado a cada frase. Tome uma posição. Você é quem está com a palavra, então tem a responsabilidade de se comunicar bem.
Esqueça frases que comecem com “eu acho”. Se você ainda não sabe algo, estude (vá ler). Chegue com a solução, não com dúvidas.
7. Tenha orgulho
Uma coisa da qual eu mais me orgulho é poder escrever um texto de mil palavras em poucas horas e saber que a minha mensagem foi passada da maneira como eu gostaria.
Faça disso seu objetivo. Escreva, leia, releia, publique e no final tenha orgulho por você ter escrito bem.
Abraço!
Anderson Chipak
Anderson Chipak
http://feedproxy.google.com/~r/fiquerico/~3/vmI_IsjsjFA/