2013-07-29



Infantojuvenil

Quase que não leio. O Livro das Princesas possui contos de fadas com uma nova roupagem, quatro contos escritos por Meg Cabot, Paula Pimenta, Lauren Kate e Patrícia Barboza. Eu adoro esse lance de contos recontados, sou apaixonada e há inclusive no blog uma postagem que fala sobre isso com uma listinha de sugestões de leitura (veja AQUI). No entanto, como já comentei antes, quase que não leio o livro. Por quê? Eu achava que não ia curtir, que ia ser algo bem infantojuvenil e que não ia combinar muito com a minha cabeça. Bem, ele tem um perfil para leitores até 18 anos, mas não é que eu gostei! O texto é fofo, mas não é bobo. Histórias bem leves, mas gostosas.

A Modelo e o Monstro, de Meg Cabot

Baseado em A Bela e a Fera, o conto que mais amo. Essa história foi a que me fez comprar o livro. Estava no meu parque de diversão preferido, a livraria perto de casa, quando vi essa capa lindinha. Inúmeras dúvidas existências, leio ou não leio, eis a questão. Bem, que tal dar uma olhadinha no tom das primeiras folhas? E quando dou por mim, já acabei as setenta páginas dessa primeira história ainda na livraria. Meg Cabot atualiza meu conto predileto ao ambientá-lo num cruzeiro marítimo, com uma bela que é uma supermodelo de 18 anos, dona de um coração tão bonito quanto ela, e uma fera que é um garoto sombrio e misterioso, mas um verdadeiro cavalheiro. Romântico do jeitinho que eu gosto.

Cotação:


Princesa Pop, de Paula Pimenta

Baseado em Cinderela e com mais de cem páginas, li logo depois de chegar em casa, pois estava curiosa para ver a atmosfera de um dos textos nacionais. Eu fiquei um pouco surpresa, pois a história não só mantém o nível da primeira, como em alguns momentos achei mais divertida. A autora é bem criativa, o conto ganhou uma nova roupagem com todas as letras. Além disso, foi uma leitura rápida não por ser curta, mas por ter um ritmo bem movimentado, com reviravoltas. Não leio muitos autores nacionais, e com exceção dos textos da Carina Rissi, não procuro muito livros nacionais, pois já li alguns bem fraquinhos e confusos, fiquei meio traumatizada. Mas esse aqui... Gostei à beça!

Cotação:


Eclipse do Unicórnio,  de Lauren Kate

Baseada na Bela Adormecida, essa história não funcionou comigo. Mesmo com um número de páginas em torno de quarenta, eu me arrastei na leitura. O texto é bem descritivo em alguns momentos, e a autora optou por seguir muito de perto a linha do conto original. Como assim Tonks? Li na sinopse que há um unicórnio. Bem, não funcionou a meu ver. Achei que ela fez uma roca de fiar mais charmosa, só isso. Bela Adormecida é um enredo difícil de modernizar, mas eu pensava que a autora seguiria algo do tipo sick-lit, ou então faria o mocinho ser o belo adormecido, como já vi numa história muito linda da Teresa Medeiros. Não curti.

Cotação:

Do Alto da Torre - Patrícia Barboza

Baseada em Rapunzel, é também um texto mais curto, com um número de páginas que gira em torno das quarenta. Gostei muito da escrita da autora, ela é bem fofa e correta, não há nada o que se falar, inclusive você percebe certa preocupação louvável em não cair no clichê, no lugar comum. Entretanto, achei essa história mais voltada para um pessoal mais novinho. Camila está prestes a fazer quinze anos, com uma madrinha superprotetora, o desejo de ser uma cantora famosa e uma identidade secreta.

Cotação:

Sinopse:

As mais populares autoras contemporâneas norte-americanas, Meg Cabot (Diário da princesa e A mediadora) e Lauren Kate (Fallen), se unem às brasileiras e igualmente bem-sucedidas Paula Pimenta (Fazendo meu filme) e Patricia Barboza (As mais) em uma coletânea que reinventa contos de fadas clássicos e traz para a realidade das crianças e jovens de hoje em dia. Uma Cinderela Dj, uma Rapunzel popstar, a Fera se apaixona por uma supermodelo, e existem unicórnios na história da Bela Adormecida.  O convite partiu da editora Galera e foi recebido com festa. O livro das princesas é o novo clássico.

Meg Cabot recria a história de "A bela e a fera" em "A modelo e o monstro".  A bordo de um transatlântico de Miami para Santos, em São Paulo, Belle, uma modelo famosa, irá questionar os próprios valores depois de conhecer um rapaz misterioso e gentil, que se esconde nas sombras.

Em "Princesa pop", Paula Pimenta reinventa "Cinderela". Cintia vê seu cotidiano virar de cabeça para baixo depois da separação dos pais: vai morar com a tia, se afasta do pai e, principalmente, deixa de acreditar no amor. Até que um encontro inesperado e revelador a faz rever as próprias escolhas.

"A bela adormecida" é recontada por Lauren Kate em "O eclipse do unicórnio". Duas realidades e três personagens têm seus destinos entrelaçados: um jovem que levou um fora da namorada e se vê obrigado a participar de uma excursão da escola para Paris, uma princesa que há séculos foi vítima de uma maldição e o unicórnio responsável por sua desgraça.

Patricia Barboza reconta a história de "Rapunzel" em "Do alto da torre". Camila tem cabelos muito compridos por causa de uma promessa feita pela madrinha quando estava doente, mas que acaba quando ela fizer 15 anos. Finalmente ela poderá cortar o cabelo e ser normal como as outras meninas. Só que um acidente com o melhor amigo vai mostrar que primeiro ela precisa aceitar quem realmente é.

Gostou? 

Clique no botão G +1 na barra abaixo.

Show more