Neste relatório, é feita uma caracterização de estruturas portuárias, a propósito de um caso de estudo – o projecto de ampliação do terminal XXI em Sines. Trabalho este que constitui a base para a obtenção do Grau de Mestre em Engenharia Civil pelo autor.
Após uma introdução relativa à metodologia de trabalho, é feita uma exposição geral acerca das obras marítimas e estruturas portuárias. De seguida procede-se à caracterização do Terminal XXI em Sines e das estruturas portuárias existentes. Finalmente, é analisado o projecto de ampliação do Terminal XXI do Porto de Sines, detalhando-se as principais tecnologias e métodos construtivos adoptados na empreitada.
O sucesso do investimento em estruturas portuárias requer a ponderação de múltiplas e complexas variáveis. Na opinião do autor este projecto reveste-se de particular interesse, uma vez que o Porto de Sines reúne características excepcionais. Tratando-se de um porto de águas profundas, com uma localização geográfica privilegiada, na confluência das principais rotas marítimas internacionais e com boas possibilidades de expansão poderá ascender a um dos maiores portos da Península Ibérica.

Show more