2014-03-05



Combinando o melhor em tecnologia, inovação e design, o novo uniforme da seleção dos Estados Unidos é a expressão perfeita do estilo e do patriotismo americano.

“Acreditamos na importância de desenhar um novo uniforme para a seleção dos Estados Unidos que retrate claramente o orgulho nacional e o seu estilo inconfundível e, ao mesmo tempo, que também capture o eterno otimismo do país”, disse Martin Lotti, Diretor Global de Design da Nike Futebol.

A camisa chega em um branco clássico com riscas horizontais cinzas por toda a peça, numa referência à tradição histórica.  A gola é do tipo polo tradicional, e possui o contorno em vermelho para refletir a moda esportiva americana. Na parte interna há uma etiqueta azul em forma de flâmula com as treze estrelas originais da Bandeira Americana.

As costas da camisa exibem uma fonte exclusiva, especialmente influenciada pelos esportes universitários americanos. Cada número contém também um pequeno escudo da federação de futebol do país.

"É sempre uma honra vestir as cores do seu país, e esse ano será num visual todo branco" disse Dempsey, capitão do time masculino. "Viajaremos por todo o país para jogar em diferentes condições climáticas, então as inovações tecnológicas nos serão muito úteis também”.

O novo calção é branco com uma listra vertical vermelha de cada lado. Simples e icônico, o modelo é mais fino e ajustado ao corpo, e o seu corte foi especialmente desenvolvido para aumentar o conforto e favorecer a movimentação. A parte posterior do calção contém cortes a laser que ajudam a controlar a transpiração. As novas meias também são brancas.

“O corte do uniforme feminino cai bem e é muito confortável, assim não precisamos nos preocupar com isso e podemos focar apenas no jogo” disse Alex Morgan, atacante da seleção feminina.

REVOLUÇÃO EM RESFRIAMENTO E CONFORTO

A tecnologia Dri-Fit, que extrai o suor do corpo para fora do tecido, para evaporação mais rápida, está presente em toda a peça. A temperatura do corpo, medida em testes que indicaram as áreas de maior aquecimento quando em movimento, é regulada pelas zonas de ventilação. Essas áreas são compostas por pequenos furos cortados a laser, que vão das axilas até o quadril, e garantem que o ar circule para manter o conforto. A trama do tecido Nike Dri-FIT “burnout” mesh é mais aberta ou fechada em cada parte da peça dependendo da necessidade de mais suporte ou ventilação para o corpo do atleta.

"Ao extrair o suor e manter o corpo frio por mais tempo, os jogadores se sentem mais confortáveis”, disse Martin Lotti.

Além de manter os jogadores secos, a Nike está utilizando a nova tecnologia Double Knit, o melhor Dri-Fit de toda a linha Nike Futebol, incorpora algodão e poliéster reciclado, o que há de melhor para a absorção de umidade, acrescentando um toque suave e mais agradável.

RESPONSABILIDADE E MEIO AMBIENTE

Alinhado com o compromisso da Nike em combinar desempenho atlético e menor impacto ambiental, o uniforme completo é 16% mais leve do que o anterior. Os shorts contam com 100% de poliéster reciclado, enquanto o tecido da camisa tem o mínimo de 96% do mesmo material e 4% de algodão orgânico. Até as meias foram redesenhadas para melhor performance e reduzir o impacto ambiental, sendo criadas com 78% de poliéster reciclado. Para a confecção de cada uniforme, são recicladas cerca de 18 garrafas plásticas. Desde 2010, a Nike desviou mais de 2  bilhões de garrafas PET de aterros sanitários por meio do uso de poliéster reciclado.

"A incorporação da sustentabilidade é uma parte fundamental do processo de concepção e desenvolvimento para nós", disse Lotti. "Nosso objetivo é criar um uniforme que auxilie o desempenho dos jogadores e seja bom para o planeta."

AJUSTE PERFEITO

Para o desenvolvimento do uniforme foram realizados estudos que identificaram as regiões do corpo dos jogadores com maior nível de tensão durante os jogos, a partir da análise de onde os atletas colocavam mais força. Assim, foram acrescentadas mais resistência e elasticidade para amplificar mobilidade e conforto em áreas como peito, ombros e pernas.

A equipe de designers também utilizou uma tecnologia 3-D de escaneamento corporal. Uma espécie de raio-X do corpo inteiro dos atletas coletou dados completos em relação à anatomia do jogador de futebol. Com esses dados, elaboraram um ajuste atualizado, proporcionando ao corpo um movimento mais natural dentro do uniforme.

A camisa masculina chega às lojas de todo o Brasil a partir de 12 de março, apenas na versão para torcedores, ao preço sugerido de R$ 229,90.

Show more