O ano de 2014 para o Londrina Esporte Clube (LEC) tem sido espetacular. Além da conquista do campeonato Paranaense e da boa campanha na Copa do Brasil, o Tubarão está hoje entre as três melhores equipes da série-D do Campeonato Brasileiro, restando duas rodadas para iniciar a fase de mata-mata. A equipe alviceleste foi a primeira, dentre os 41 clubes, a se classificar para a segunda fase da competição nacional, com três rodadas de antecedência, sendo a única a já ter assegurado de vez a liderança do seu grupo.
Se o campeonato terminasse agora, o Tubarão seria o segundo colocado no quadro geral da série-D. São 17 pontos conquistados, em uma campanha de cinco vitórias, dois empates e nenhuma derrota, assim como o Confiança, do Sergipe, ambos com 80% de aproveitamento. Se o adversário possui melhor saldo de gols, 11 contra 7, o LEC tem a defesa menos vazada, sofrendo apenas três gols em sete partidas. Por sua vez, o Tubarão é a que tem maior vantagem para o segundo colocado do grupo, oito pontos de diferença para a Penapolense, além de estar invicto.
Os números positivos refletem a continuidade do trabalho realizado pelo técnico Claudio Tencati. No entanto, o treinador vem encontrando dificuldades para escalar seus titulares, já que há cada semana ele sofre com problemas de contusões, suspensões ou de jogadores negociados para outros clubes. No último final de semana, por exemplo, contra o Pelotas, o comandante londrinense não pode contar com seis jogadores da considerada base titular, ou seja, mais da metade do time. Ainda sim, o Tubarão conquistou mais uma vitória no estádio Café, pelo placar de 3 a 2.
De acordo com o treinador, assim como ocorreu durante o estadual desse ano, o momento é de superação mais uma vez. “Tem sido uma peculiaridade ao longo desse ano, o que não nos desanima, muito pelo contrário, nos deixa mais motivamos para continuar trabalhando. Estamos bem focados no nosso objetivo e vamos lutar por ele até o final. Não temos a oportunidade de contar com força máxima nos jogos, mas quem tem entrado no time, tem dado conta do recado, mantendo o mesmo nível da equipe”, justificou.
Claudio Tencati também ressaltou a força do grupo, “bastante qualificado”, mas que precisa de uma força extra vindo das arquibancadas. “A torcida londrinense faz a diferença. Lembro da partida contra o Atlético, na semifinal do Campeonato Paranaense, que precisámos de quatro gols em casa e simplesmente fomos empurrados pela torcida, até conseguir o nosso objetivo. É exatamente disso que estamos precisando, do verdadeiro torcedor presente no estádio do Café, nos incentivando do começo ao fim, porque não tenho dúvidas que isso pode fazer a diferença em nosso favor”, apontou.
O LEC faz neste domingo (14) seu último jogo válido pela primeira fase da série-D. O confronto diante do Metropolitano será realizado no estádio Monumental do Sesi, em Blumenau, a partir das 16h. Já na última rodada, de folga, o Tubarão apenas aguarda a definição para saber qual será seu adversário nas oitavas de final da competição nacional. (Fonte: Site do LEC)