Imagem do século 19 de Nossa Senhora
da Saúde | Foto: Will Assunção/Jussi Up Press
JUSSIAPE- Uma das mais tradicionais festas populares de Jussiape (BA), a Festa de Nossa Senhora da Saúde, Padroeira do município, consagra uma tradição secular com um novenário, incluindo, no dia 24 de janeiro às 19h, carreata de abertura com benção de carros e motos, leilão, cavalgada com a entrega das bandeiras e a coroação de Nossa Senhora.
A alvorada inicia a programação do dia festivo, na terça, 2 de fevereiro, que também contará com a oração do Terço, uma missa, procissão pelas vias da cidade, e queima de fogos que deve reunir centenas de visitantes e fiéis durante as comemorações.
A manifestação religiosa comemora 150 anos em 2016. A tradição começa com a chegada da imagem da Padroeira de Jussiape trazida de Portugal por escravos e oferecida à Igreja Matriz Nossa Senhora da Saúde de Jussiape, na Chapada Diamantina (BA), por José Joaquim da Silva Junior, no dia 2 de fevereiro de 1866.
As comemorações contam ainda com nove dias de celebrações em louvor à Nossa Senhora da Saúde. A programação segue com um leilão, no sábado (30), às 21h30, na Praça Rodrigo Alves Teixeira, centro da cidade, além da Coroação de Nossa Senhora, na segunda (1º).
A terça-feira (2), inicia com uma filarmônica que percorrerá o Centro Histórico da cidade, em uma alvorada, às 5h. Já durante o dia, às 10h, acontecerá a oração do Terço na Igreja Matriz Nossa Senhora da Saúde e no mesmo dia, a Festa é acompanhada por uma Missa Solene às 17h, no centro da cidade, seguida de queima de fogos e, por fim, a entrega da Bandeira à nova comissão de festa.