2017-01-27

Chegou ao fim mais uma época regular e agora as melhores equipas e jogadores já jogam os Playoffs, onde se esperam grandes jogos e basquetebol do melhor nível. Para grande surpresa não teremos o MVP da última época presente na fase decisiva da época, por isso quem sucederá a Stephen Curry?!


Anthony Davis fez uma ponta final de época espetacular, mas os Jazz ficaram-se apenas pela 3ª posição da Conferência Oeste, será que o poste da equipa de Utah conseguirá “incomodar” Westbrook nas votações para MVP?!

1. Russell Westbrook (PG), Los Angeles Lakers – Posição anterior (1)

Westbrook liderou o ranking de início ao fim, praticamente como a sua equipa dominou a Conferência e melhor registo da liga durante quase toda a época regular e é com grande naturalidade o maior candidato a suceder a Curry e a ganhar o MVP esta época. Fechou a época com médias de 25.8 ppg, 10.8 apg, 6.5 rpg e 1.8 spg nos últimos 10 jogos e já numa fase de maior “descontração” por parte da equipa, sendo ainda assim o melhor em campo em metade desses jogos. Também nos Lakers grande época de Kawhi Leonard (24.5ppg, 8.4rpg, 1.9spg nos últimos 10 jogos) que forma talvez a dupla mais temível da liga com Westbrook.

2. Kyrie Irving (PG), Boston Celtics – Posição anterior (2)

Os Celtics acabaram mesmo por conquistar a Conferência Este com todo o mérito e com relativa tranquilidade e Irving assume-se cada vez mais como uma das principais figuras da liga e um sério candidato aoMVP. O base liderou a equipa nos últimos 10 jogos com 27.3 ppg, 9 apg e 2.5 spg tendo sido também o melhor em campo em 5 deles, e continua a mostrar um excelente entendimento com Cousins que também terminou a liga em grande forma (22.8ppg, 14.8rpg e 4.4bpg nos últimos 10 jogos).

3. Anthony Davis (PF,C), Utah Jazz – Posição anterior (3)

Anthony Davis teve um final de época de grande nível e parece que Howard pode ser mesmo o parceiro perfeito para explanar todo o seu potencial. Ora prova disso são os seus números nos últimos 10 jogos – 34.7 ppg, 12.4 rpg, 1.3spg e 2.2 bpg sendo o melhor em campo em 7(!) deles. Os Jazz podem não ter conseguido revalidar o título de conferência, mas Davis parece pronto para liderar os actuais campeões nos Playoffs e quem sabe até intrometer-se na luta pelo MVP.

4. Paul George (SF), Dallas Mavericks – Posição Anterior (4)

Os Mavericks são das equipas mais apetrechadas de talento na liga e não é fácil escolher qual se destaca mais, mas Paul George tem estado em grande pela equipa de Dallas e aparece novamente nesta lista. Também Chris Paul (19ppg, 9.8apg, 6.7rpg e 2.3spg nos últimos 10 jogos – 4 vezes melhor em campo) tem estado em grande desde que chegou à equipa e poderia porventura também aparecer aqui, mas é Paul George que mantém o lugar e espera ajudar o seu GM a conseguir o tão desejado anel. Ele que teve médias de 23.9 pts, 4.7 ast, 9.5 reb e 1.4 stl nos últimos 10 jogos.

5. LeBron James (SF), Sacramento Kings – Posição anterior (7)

Os Kings conseguiram um lugar nos Playoffs e muito o devem às exibições de LeBron, que mais uma vez deu mostra de toda a sua qualidade e acabou a época regular em grande com 33.9 ppg, 4.4 apg, 8.9 rpg, 2.1 spg e 1.3 bpg nos últimos 10 jogos com 7(!) nomeações para homem do jogo, ajudando assim os Kings a alcançarem o seu objectivo. Agora ficamos a aguardar para ver como o seu GM construirá a equipa à volta dele e quem se lhe juntará para que possa aspirar a algo mais.

6. Blake Griffin (PF), Philadelphia 76ers – Posição anterior (9)

Quando se pensava que seria esta época que os Sixers começariam a mostrar sinais de declínio, ora que mais uma vez a equipa de Philadelphia termina nas posições cimeiras do Este. E Blake Griffin é um dos grandes responsáveis por mais uma boa época da equipa, o PF continua entre os melhores jogadores da liga época sim, época sim e forma com o seu GM uma longa parceira de sucesso. Para registo ficam os 28.3 pts, 13 reb, 1.3 stl e 1.9 blk de média nos últimos 10 jogos que ajudaram a equipa a garantir o 2º lugar da Conferência.



7. Carmelo Anthony (SF), Phoenix Suns – Posição anterior (8)

Os Phoenix Suns finalmente conseguiram a terminar a fase regular em posição de Playoff e Melo fez mais uma excelente época. O SF liderou a equipa do Arizona e foi mais uma vez em termos individuais um dos jogadores em destaque da liga. Terminou a época regular em boa forma, fazendo nos últimos 10 jogos médias de 30.7 pts, 7.1 reb e 1.4 stl e tendo em Oladipo que estranhamente jogou a PG em alguns dos jogos uma grande ajuda para conseguir o grande objectivo dos Suns.

8. Joel Embiid (C), Charlotte Hornets – Posição anterior (-)

Talvez seja surpreendente ver Embiid já nesta lista, mas o jovem poste teve um final de época de grande nível e ajudou a equipa a conseguir terminar no 4º lugar do Este, tendo sido inclusive o melhor em campo em 6 dos últimos 10 jogos onde fez médias de 27.1 pts, 12.7 reb, 1.6 stl e 4.4 blk. Época de afirmação plena de Embiid que ainda não se sabe se irá renovar com os Hornets, mas tem já certamente muitas equipas dispostas a gastar muitos milhões nele se for parar à free agency. Também nos Hornets grande destaque para Beal (28ppg, 6rpg e 2spg nos últimos 10 jogos) que realizou uma excelente época, ele que já havia figurado neste ranking.

9. Damian Lillard (PG), Toronto Raptors – Posição anterior (-)

O base campeão na última época aterrou no Canadá via free agency e com o intuito de ser ele a figura incontestável da equipa de Toronto e tem-no conseguido, numa época com alguns altos e baixos para os Raptors, Lillard liderou a equipa confortavelmente para os Playoffs onde o seu GM espera que consiga juntamente com o recém-chegado DeRozan (23ppg e 6rpg nos últimos 10 jogos) chegar o mais longe possível. Temos certamente uma dupla para muitos anos em Toronto e que parece dar garantias. Já Lillard registou nos últimos 10 jogos médias de 23.7 pts, 10.8 ast, 6.5 reb e 1.4 stl.



10. Derrick Rose (PG), Minnesota Timberwolves – Posição anterior (-)

Os Wolves conseguiram realizar uma boa época e ficaram perto de conseguir a vantagem casa na primeira ronda dos Playoffs numa luta a dois com os Warriors. Não o conseguiram mas mostraram que podem contar com eles para incomodar muita gente, numa equipa com qualidade com a dupla interior Noel-Al Jefferson em destaque. Mas tem sido Rose o líder da equipa e que tem conseguido meter a equipa a jogar com boas exibições como o mostrou nos últimos 10 jogos onde obteve 21.6ppg, 10.4 apg e 5.2 rpg.

Menções Honrosas:

Kevin Love e Kyle Lowry (Pistons); Nikola Vucevic e Ricky Rubio (Warriors); Kevin Durant (Cavaliers); John Wall (Bucks).

UM OLHAR PARA OS QUE FICARAM DE FORA DOS PO’S

Há vários jogadores de qualidade que não vão aos Playoffs, ora por falta de qualidade da restante equipa, ora por más opções técnicas, ou té porque simplesmente foram trocados no trade deadline. Aqui dou um olhar a 5 jogadores que ficaram de fora dos Playoffs mas que tiveram épocas de grande nível e em quem as suas equipas depositam muita confiança para na próxima época voltarem a estar no centro das grandes decisões.

O MVP das últimas Finals não vai estar presente esta época nos Playoffs

- Marc Gasol (C), Washington Wizards:

O MVP das Finals da época 2 começou a época em Memphis e foi um dos poucos destaques positivos dos Grizzlies numa época que não foi muito bem abordada pela equipa. Houve uma mudança de liderança em Memphis e o seu novo GM tinha outros planos para restruturar a equipa, o que fez com que Marc Gasol fosse trocado para Washington onde iria formar a dupla interior com o jovem Porzingis. A verdade é que depois da trade deadline os Wizards entraram numa série de vitórias, mas já era tarde para poder ainda aspirar aos Playoffs. Depois de duas épocas perdidas para a equipa da capital parece haver esperanças para os adeptos dos Wizards e Marc Gasol (22ppg, 16.2rpg e 3.2bpg nos seus primeiros 5 jogos pela equipa) será certamente um dos líderes da turma de Washington que terminou a época como a equipa em melhor forma juntamente com os Lakers.

- LaMarcus Aldridge (PF), Indiana Pacers:

A equipa de Indiana tinha algumas expectativas para esta época, mas voltou a não conseguir chegar aos Playoffs. Alguns erros de casting e talvez alguma inexperiência de alguns elementos da equipa ajudem a explicar a falha dos objectivos, e até por essa razão a troca que trouxe Aldridge para Indiana parece fazer sentido. O MVP das últimas Finals esteve em destaque neste final de época com 29 ppg, 12.9 rpg, 1.3 spg e 1.4 bpg nos últimos 10 jogos da época regular onde superou a marca dos 40 pontos em dois deles, e os adeptos da turma de Indiana podem ter algumas esperanças que a próxima época seja a época de viragem para termos os Pacers pelo menos nos Playoffs. E parece que Aldridge é parte central do plano para que isso posso acontecer.

- Isaiah Thomas (PG), San Antonio Spurs:

Os Spurs foram um dos piores registos da liga e os seus adeptos suspiram pelos tempos em que eram uma equipa de Playoff e discutiam a sua divisão. Mas nem tudo é mau para os lados do Texas com o Rookie do Ano da época passada a continuar a sua evolução e Isaiah Thomas a fazer uma excelente época em termos individuais. O pequeno base liderou a equipa dos Spurs em algumas vitórias e mesmo quando se falou que poderia estar de saída de San Antonio os seus números não diminuíram, antes pelo contrário como mostra os 27.7 ppg, 7 apg, 5.7 rpg e 1.4 spg na semana que antecedeu o trade deadline. Pode haver esperança para os adeptos dos Spurs e para o seu GM, veremos agora como corre a off season para que possamos voltar a ter os Spurs nos Playoffs.

- Gordon Hayward (SG), Denver Nuggets:

Aquando da sua chegada a Denver numa troca com os Kings, o seu GM afirmou depositar muitas esperanças em Hayward e querer começar a construir a base da equipa juntando-o a Teague. A verdade é que Hayward teve uma grande época e apesar de os Nuggets não terem conseguido chegar aos Playoffs, parece começar a haver esperança entre os seus adeptos depois de várias épocas de más decisões atrás de más decisões. E Gordon Hayward é parte dessa esperança, ele que como já referido teve uma boa época com boas fases como as duas semanas a seguir ao All Star Weekend onde anotou 24.8 ppg, 5.6 rpg e 1.1 spg. Ele, Teague e Drummond são para já as caras da equipa para a próxima época e a base que vem sendo formada para os lados de Denver.

- Jimmy Butler (SF), Houston Rockets:

Os Rockets estavam na disputa por uma vaga nos Playoffs na Conferência Oeste e até pareciam bem encaminhados para o conseguir quando uma lesão grave para Jimmy Butler surgiu. A partir daí o próprio GM admitiu que seria muito difícil conseguir chegar lá e os Rockets também começaram a cair na classificação. Para termos uma ideia da influência do SF na manobra da equipa de Houston, nos 10 jogos que antecederam a lesão Jimmy Butler registou médias de 27.5 pts, 7.2 reb, 1.5 stl e 1.2 blk. Apesar de tudo, a equipa possui uma boa base e Jimmy Bulter até está em boa companhia, pois elementos como Kemba Walker e Brook Lopez também realizaram boas épocas, e com uma boa free agency e não tendo grandes problemas de lesões podem conseguir o que não conseguiram esta época.

Nota: Não considerei jogadores que tivessem figurado no top10 do Race2MVP nas últimas edições.

Statistics: Posted by carpinter — Fri Jan 27, 2017 2:19 am

Show more