Instituição de saúde investe cada vez mais em soluções tecnológicas para controlar compras e gastos
Desde 2008, o Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre, e a Bionexo constroem uma parceria de sucesso. Há 88 anos no mercado, o Hospital se estabeleceu como referência em práticas médicas, assistenciais e de gestão, no território nacional e internacional. Atualmente, conta com 380 leitos, sendo 72 para tratamento intensivo, e foi reconhecido pelo Ministério da Saúde como um dos seis Hospitais de Excelência do País, o único da Região Sul.
Atualmente, duas instituições do grupo utilizam as soluções BIOnexo, OPMEnexo e PLANnexo: Moinhos de Vento e Hospital da Restinga e Extremo Sul, que funciona no modelo SUS (Sistema Único de Saúde), atendendo a população dos bairros Restinga, Lami, Lageado, Belém Novo, Ponta Grossa e Chapéu do Sol.
Segundo o gerente de suprimentos, Evandro Moraes, a parceria com a Bionexo gera resultados muito importantes para as instituições. “Quando eu entrei no hospital, a solução BIOnexo já vinha sendo amplamente utilizada nos últimos quatro anos, de maneira muito positiva e eficaz. Nós também já tínhamos a licença para a utilização da OPMEnexo, mas não aproveitávamos todo o potencial da solução, então, o meu primeiro passo foi reativar a plataforma”, conta.
O uso das soluções é considerado um dos responsáveis por ajudar no desenvolvimento da instituição de saúde. “Desde a implantação da Cotação Eletrônica de Medicamentos e Materiais conquistamos avanços significativos para apurar transparência e redução de custos em nossas aquisições. Mas o divisor de águas para nosso Hospital foi a implantação da plataforma OPMEnexo, que trouxe além da transparência a regulação das transações. Essa solução tem nos auxiliado a monitorar e garantir todos os processos – do pedido do médico à autorização pelo convênio – e assegurar que nossos pacientes recebam o melhor material pelo custo adequado”, afirma o coordenador de compras do Hospital Moinhos de Vento, Rafael Lopes.
A solução tornou-se fundamental para a instituição de saúde, já que auxilia na rastreabilidade de respostas, abertura de cotações, acompanhamento de procedimento e fornecedores. “A solução cria uma base de dados de relatórios muito completa, nos possibilitando ter o controle de tudo. Em um cenário conturbado economicamente, como o que vivemos, a OPMEnexo se tornou fundamental para nós”, comenta Evandro.
Satisfeitos com os resultados alcançados com as soluções, o hospital decidiu dar mais um passo em direção à tecnologia e contratou também a PLANnexo, voltada para a gestão de estoque e planejamento de demanda. Desde novembro do ano passado, o hospital vem controlando o estoque com a tecnologia, para ter certeza de que existe uma disponibilidade 100% do estoque, mas com um número de produtos e materiais enxutos e necessários para o período cotado.
Na visão de Joana Heydrich, Coordenadora de Materiais do Hospital Moinhos de Vento, a PLANnexo agrega tecnologia em algo que era bastante manual no hospital. “Começamos a trabalhar com a solução para reduzir o valor estocado em excesso, algo que funcionou perfeitamente. A PLANnexo nos ajuda muito porque a solução é utilizada com dois focos principais, os críticos e o excesso. Precisamos ter um estoque que atenda à nossa demanda, mas também não podemos ter sobras. Então é uma solução fundamental para verificar o estoque e planejar a demanda”, explica.
O gerente de suprimentos destaca ainda que, apenas em 2015, o Hospital já conseguiu reduzir custos em 15%, e a expectativa é que o número cresça ainda mais até o final do ano. “As soluções nos auxiliam no setor de compras como um todo, indo de materiais à logística. Além disso, a equipe do pós-venda é muito comprometida e todos sempre nos ajudaram com dúvidas e dificuldades. Nós estamos muito satisfeitos com a parceria da Bionexo”, finaliza.